Arrasa-Quarteirão

RSS

Filmes “mais leves” batem Jogos Vorazes nos EUA

Após quatro semanas em primeiro, blockbuster deixa espaço para outros gêneros se sobressaírem nas bilheterias

Com $33 milhões logo em sua semana de estreia, a comédia Think Like a Man deu um sopro forte de “vida alternativa” nas bilheterias norte-americanas. Considerando que filmes com elenco de atores negros são em sua maioria bem sucedidos no país, o trabalho dirigido por Tim Story conseguiu alcançar o topo do ranking apresentando o melhor resultado para o gênero desde Madea Goes to Jail, de Tyler Perry, que faturou $41 milhões em 2009.

A comédia também conseguiu a melhor média por sala ($16,3 mil) entre os filmes com grande número de salas e atingiu o nono melhor resultado do mês de abril.

Na sequência, Um Homem de Sorte garantiu boa estreia arrecadando $22.8 milhões. Apesar de ficar longe dos $41.2 milhões de Para Sempre, lançado em fevereiro deste ano, o filme apresentou resultado semelhante a de outro filme protagonizado por Zac Efron, 17 Outras Vez ($23.7 milhões). O faturamento médio por sala de ambos equivale a $7,2 mil. Na carreira do ator, Um Homem de Sorte é sua quinta melhor estreia, mas a segunda considerando-o como líder do elenco.

Sem um rival digno nas bilheterias e cansado de esperar por ele, Jogos Vorazes cai para a terceira posição adicionando mais $14.5 milhões ao caixa. Com $356.9 milhões atingidos nos Estados Unidos, este arrasa-quarteirão é 19ª maior bilheteria de todos os tempos e ocupa 112º lugar entre os reajustes de inflação. Vale destacar seu faturamento no mercado doméstico, equivalente a 62,3% da arrecadação mundial, um feito cada vez mais raro entre os blockbusters já que a maioria das produções lucra (ou é salva) com a renda de outros países.

Em quarto, Chimpanzee juntou $10.2 milhões tornando-se a maior estreia de um documentário sobre a Natureza. Superou os filmes Planeta Terra ($8.8 milhões), Oceanos ($6.058 milhões) e Reino dos Felinos ($6.003 milhões), todos produzidos pela Disney. Ainda conquistou a melhor arrecadação por sala com $6,5 mil.

Lançamentos da semana passada, Os Três Patetas e The Cabin in the Woods tiveram quedas e resultados próximos. Com $29 milhões em dez dias, a comédia deve ter resultado semelhante aos demais trabalhos dos irmãos Farrelly na última década. Já o terror, com $26 milhões, também não fará muita diferença em relação às produções do gênero.

Enquanto American Pie: O Reencontro mostra cansaço, Anjos da Lei ainda tem público suficiente que o ajudará a arrecadar mais de $130 milhões.

Mesmo despencando 58%, Titanic 3D até faz bonito nas bilheterias juntando $52 milhões. No entanto, não baterá O Rei Leão. E o ranking fecha com Espelho, Espelho Meu que mesmo sem espelhos quebrados teve o azar de ser um fracasso.

BILHETERIA NOS EUA ABRIL (20-22) - RESULTADO  EM MILHÕES

1. Think Like a Man – $33,0 (estreia)
2. Um Homem de Sorte – $22,8 (estreia)
3. Jogos Vorazes – $14,5 (-31,3%)
4. Chimpanzee – $10,2 (estreia)
5. Os Três Patetas– $9,2 (-45,9%)
6. The Cabin in the Woods– $7,7 (-47,4%)
7. American Pie: O Reencontro– $5,2 (-50,4%)
8. Titanic 3D– $5,0 (-58,1%)
9. Anjos da Lei – $4,6 (-29,9%)
10. Espelho, Espelho Meu– $4,1 (-39,9%)

Fonte: Box Office Mojo